25 de janeiro de 2011

Bolo Gelado com Recheio de Ananás

Este é um sucesso garantido... O marido fez anos e eu quis impressionar com um bolinho de aniversário que ficasse na memória. A escolha foi acertada e não sobrou nem um bocadinho!!


Para ele levar para o trabalho fiz este de chocolate...

E para o jantar esta tentação! Parece difícil de fazer mas só leva algum tempo.

Ingredientes

Massa
  • 3 ovos
  • 1 chávena de farinha
  • 1 chávena de açúcar
  • 5 colheres de sopa de água
  • 1 colher de chá de fermento em pó

Recheio

  • 1 abacaxi picado
  • 1 chávena de açúcar
  • 1 chávena de água
  • 1/2 lata de leite condensado
  • 2 latas de leite
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 3 gemas
Cobertura
  • 200 ml de natas
  • 3 colheres de sopa de leite condensado

Preparação:

Massa
1. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte a água e a farinha com o fermento. Por fim envolva as claras em castelo.

2. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC, numa forma sem buraco cerca de 40 minutos.

Recheio
1. Leve ao lume o ananás, a água e o açúcar durante 20 minutos, mexendo algumas vezes. Reserve até arrefecer.

2. Dissolva o amido de milho no leite frio. Junte os restantes ingredientes e leve ao lume até ferver. Reserve e deixe arrefecer.

Cobertura
1. Bata as natas e junte o leite condensado.

Montagem
1. Corte o bolo em duas partes iguais

2. Disponha o recheio de ananás sobre a uma das partes da massa. E o creme sobre o ananás.

3. Tape com a outra parte da massa e cubra tudo com a cobertura de natas. Enfeite a gosto.

4. Guarde no frigorífico até servir, quanto mais fresquinho melhor.

Fonte: Adaptado de http://cybercook.terra.com.br/bolo-gelado-de-abacaxi.html?codigo=3962

26 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que lindos bolos!

Ana Rita disse...

Que bom aspecto este bolo :)
Vou levar uma fatia!!

Bjs**

Autora do Blog disse...

Ambos ficaram fantásticos e muito apetitosos!

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Fátima Osaka disse...

Lindo seu bolo e me pareçe delicioso,ja anotei sua receita...bjinhus..e tenha um ótimo diaaa!!

Sandra Barradas disse...

Isso é que eu chamo uma tentação em duplicado, o bolo de chocolate está muuuuito bonito.

Bichinha disse...

Eu fico com o de ananás que é a minha cara e tem um aspecto mesmo delicioso.

www.culinariasaborecor.com disse...

Realmente esse bolo é incrivel de bom e quanto mais gelado , melhor, eu gosto muito dele no dia seguinte. beijinhos

LyyBombom disse...

Hummm.. preciso comer um bolo desses.. e tem q ser hjj!! hehe

www.makeupdebombom.blogspot.com

bjinhos..

RATOLINHA disse...

Bem!!! Isto é só coisas boas para a gula... Ficaram deliciosos.
bjs

Patrícia disse...

Ficaram lindíssimos!

conceicao disse...

Ficaram ambos muito bonitos.
Bjs

A Paixão da Isa disse...

esse bolinho ja comia um bocadinho haaaaaaaaaaa beijinhos isa

São Ribeiro disse...

FICOU NOTA 10...ADOREI.
BJS

jo ra tone disse...

Eu tb devo gostar do bolo gelado com recheio de ananás. ou será uma receita exclusiva para senhoras!? :)

Sónia N. disse...

Não é só para senhoras jo ra tone, os homens cá de casa não o deixaram escapar, e acredito que também ia gostar... Bjinho

Barida disse...

Sonia,
parabens ao teu marido :-) O bolo ficou com um aspecto delicioso, imagino o sabor, para nao ter sobrado nada!! Beijinho

moranguita disse...

sonia os meus parabens para o mariudo. as duas escolhas sao bem tentadoras nao em decidia qual a melhor. as duas:-)
beijinhos e bom fim de semana

Receitas para a Felicidade disse...

Eu nem sei o ke dizer daquele interior...uma delicia irresistivel, como devia estar tão bom Sónia e a decoração perfeita, parabéns ao marido embora atrasada.

Beijinhos e um bom fim de semana!!

Lorena Bezerra disse...

Senhoooor, que pecado esse bolo gelado!!!
Receita anotada!!!
Tenha um ótimo final de semana!

Isa disse...

Fiquei mesmo com água na boca. Talvez experimente para o meu aniversário!
Bjs

Babette disse...

Que belíssimo aspecto!
Deve ser bem saboroso e fresquinho...
já anotei!
Babette

CUATRO ESPECIAS Por ELENA ZULUETA DE MADARIAGA disse...

Hoy me he dedicado a muchas cosas, entre otras a volver a ver esos blogs que antes veía con cierta frecuencia.
Realmente cuanto se les echaba en falta.
Pero por problemas medicos he estado casi un año sin escribir nada y ahora, ya algo mejor vuelvo.
He cambiado el enfoque de mi blog y su formato
Y aquí estoy, a pesar de que hasta hace unos días me parecía una tontería hablar de mis sentimientos,mis recuerdos y su relación con la gastronomía.
Pero ahora veo que va teniendo poco a poco su hueco.
Me vuelvo a sentir yo, al entrar y leer en los blogs, es realmente bonito.
Espero seguir viéndote.
Un saludo


CUATRO ESPECIAS

Ana disse...

Sônia...seu bolo medeu água na boca,esse receheio está um perdição...,já anotei a receita obrigada por dividir essa delícia.
Bom fim de semana.

Borboleta disse...

Que delíca este bolinho, deve ser mesmo delicioso!!!

Sandra disse...

Já fiz este bolo e é uma delicia!.

Bjs

Receitas ao Desafio disse...

Ai, ai, ai... acho que não quero ver mais nada neste blog... é tentação atrás de tentação!!!
Bj.
Maria

Enviar um comentário

Comente a sua opinião é importante para mim: