29 de junho de 2009

Pão Rápido - MFP

Já tenho a MFP, agora é experimentar, experimentar até sair alguma coisa de jeito...

Depois deste tijolo e de outro que não tirei fotos...

Este tijolo (que tirei do blog a Colmeia da Abelha mas não ficou nada igual) ficou com a massa tipo caseiro mas a côdea ficou muito dura. Fico à espera que me digam algumas dicas para evitar estes tijolos..


Tijolo


... lá saiu um bem comestível, adaptado do blog Diário de Receitas, ficou bem fofinho e aguentou dois dias.



Ingredientes:

  • 340 ml de àgua morna
  • 15-20g de fermento de padeiro (eu coloquei o cubo inteiro)
  • 2 colheres (sopa) açúcar (coloquei 1 mais 1/2)
  • 3 colheres (sopa) gordura (coloquei azeite)
  • 500gr de farinha de trigo
  • 100gr de farinha integral
  • 2 colheres (chá) de sal fino
Preparação:

1. Dissolve-se o fermento no líquido morno e coloca-se na cuba os ingredientes pela ordem indicada.

2. Seleccionei o programa normal rápido.

3. E aguardar 2h12m

7 comentários:

Abelha Maia disse...

Primeiro do que eu tenho aprendido, acerca de fazer pão é: não se mistura o fermento com os liquidos, a ordem é primeiro liquidos e depois sólidos, segundo os dois pães que fiz no programa rápido não foram dos melhores, deixei de usar esse programa.
E o fermento fica sempre afastado do sal, em cima da farinha, em cantos opostos da cuba.
Mas como digo só ao fim de alguns pães, eles ficaram como eu queria,
Boa sorte e vai com paciencia que chegas lá.
bjsss

Sónia N. disse...

Abelha, obrigada pelas dicas.

Bjinho

Patyxa disse...

tb ja me aconteceu....isto so la vai com a experiencia...lolol...
beijokas grandes

Diário de receitas disse...

Ainda bem que gostaste desta receita.Como podes vêr no meu cantinho também tive algumas experiências frustadas, mas agora não quero outra coisa.E penso que o meu problema estava no fermento é uma questão de nos adaptarmos.Vais vêr que com alguma persistencia consegues.Experimenta o pão doce que fica uma maravilha.

Menina Miminhosm disse...

Das primeiras vzs tb me aconteceu,axo k isto vai lá com a experiência e ir tentando sempre...sem desistir! jokas

Tina disse...

Gostei desta do "TIJOLO"!!!
Lol.. a mim aconteceu o mesmo... aliás ainda acontece!
Só consigo alugma coisa de jeito se for com as farinhas já preparadas... mas paciencia haveremos de chegar lá :)
Parabens pelo teu cantinho qe gostei muito e voltarei!
bjinhos
tina

Unknown disse...

Do que tenho conhecimento nem todas as trabalham de maneira igual, eu tenho uma e funciona ás mil maravilhas mesmo no programa de pão rapido ( 1h 40m), já o meu irmão tem uma e fazendo o mesma receita só sai tijolos. Mas a abelha maia tem razão primeiro os liquido´á temperatura ambiente e depois os solidos, por ultimo o fermento. Tambem verifiquei que o pão sai melhor com fermento de padeiro que se compra nas proprias padarias (a peso) o dos supermercados (em cubos) não são grande coisa e pelo menos na minha zona custam cerca de 6 vezes mais - veja costumo comprar 50g para fazer 4 pães por 15 centimos.
procure por aí se há padarias que tambem vendam...
beijocas

Enviar um comentário

Comente a sua opinião é importante para mim: